Já estudamos os animais invertebrados, agora veremos os animais Vertebrados!
A diferença em um animal ser vertebrado ou invertebrado e que os animais vertebrados apresentam vértebras e um esqueleto interno que crescem junto com o animal, juntas, as vértebras formam a coluna vertebral. Estão divididos em 5 grupos.
Peixes: Os peixes estão divididos em 2 grandes grupos, os peixes ósseos e os peixes cartilaginosos.
Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelos seus esqueletos, os peixes ósseos possuem o esqueleto constituído basicamente por ossos, já os peixes cartilaginosos são constituídos basicamente por cartilagem. Outra característica importante é a respiração por brânquias, os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais chamada opérculo, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção. Uma outra diferença é que nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos peixes cartilaginosos, a fecundação é interna.
Peixes ósseos: possuem corpo hidrodinâmico que serve para o deslocamento, presença de nadadeiras e escamas, possuem bexiga natatória que acumula gases controlando assim a profundidade e a flutuação, sentem sabor, odor, sons e respiram por baixo da água, são ectotérmicos (não possuem mecanismo de regulação de temperatura corporal), possuem linha lateral (órgão sensoriais que permitem sentir vibrações), sua fecundação é externa e os gametas são liberados na água assim que ocorre a fecundação com produção de ovos gelatinosos. Dos ovos nascem as larvas que são chamadas de Alevinos.
Peixes cartilaginosos: são os tubarões e as raias. Possuem linha lateral igual a dos peixes ósseos, porém eles não possuem opérculo e sim fendas branquiais. São ectotérmicos. Possuem boca ventral sendo que o sistema digestivo termina em cloaca. Sua fecundação é interna, sendo que os gametas masculinos são liberados dentro do corpo da fêmea, mas algumas fêmeas liberam os ovos na água e outras retêm os ovos dentro do corpo até o final do desenvolvimento (ovovivíparas).
Anfíbios: rãs, sapos, salamandras, pererecas e cobras-cegas. A característica principal dos anfíbios é que metade de suas vidas eles passam na água, e a outra metade no meio terrestre. No início da vida, são aquáticos, respiram por brânquias e possuem cauda, a medida que vão crescendo, desenvolvem patas e pulmões primitivos, perdem a cauda e passam a viver no meio terrestre. Os anfíbios são ectotérmicos, ou seja, não possuem mecanismo de regulação de temperatura no corpo. Seus olhos são protegidos pela membrana nictitante que funciona como pálpebras, os anfíbios escutam pelo tímpano. Eles se alimentam de insetos, vermes, pequenos crustáceos e moluscos, possuem Língua protrátil que é lançada para fora para captura de alimentos em longas distâncias, também possuem glândulas paratoides que são bolsas nas laterais da cabeça que liberam um líquido tóxico. Realizam fecundação externas sendo que seus ovos são gelatinosos e não possuem cascas, realizam a metamorfose e a larva é chamada de girino.
Répteis: São animais que possuem o corpo com escamas, como exemplos de répteis podemos citar: jacarés, crocodilos, lagartos, serpentes e tartarugas. São ectotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente. Muitos répteis rastejam ao andar e todos possuem cauda. Sua fecundação é interna, os ovos são colocados no ambiente chocados com o calor ambiental, não há fase larval. Os ovos não são gelatinosos, e sim com casca dura formada por calcário que protege o embrião. São classificados em: testudíneos (presença de carapaça, tartaruga e jabuti), crocodilianos (crocodilos e jacarés), e escamados (serpentes e lagartos).
Aves: Característica principal: presença de penas. Patas cobertas por escamas, ovos com cascas calcárias e membrana nictitante. São endotérmicos, ou seja, são capazes de regular sua temperatura corporal. Eles possuem algumas adaptações para voar como o bico e a moela (onde o alimento é triturado), no lugar dos dentes há mandíbula, ossos ocos, pernas e pulmões e sacos aéreos, o que facilita a respiração durante o voo. Sua reprodução é interna com ovos com casca calcária que são encubados pela fêmea para manter em temperatura constante. A Quilha ou Carena é responsável pelo batimento das aves e por isso as aves são divididas em 2 grupos: Carinatas (com carena e geralmente voam) e Ratitas (sem carena e não voam).
Mamíferos: Animais que se alimentam do leite de suas mães pelas glândulas mamárias, além disso eles possuem o corpo revestido por pelo, para manter a temperatura corporal, cérebro desenvolvido e dentes diferenciados para consumir diferentes tipos de alimento. Como exemplos de mamíferos podemos citar: girafa, leão, morcego, macaco, baleia, golfinho e até nós, seres humanos. Os mamíferos são animais que vivem em quase todos os tipos de ambientes pois, eles são endotérmicos, sendo eles aquáticos ou terrestres. A respiração dos mamíferos é pulmonar, incluindo as baleias e golfinhos.O sistema digestório deste animal não termina em cloaca, e sim ânus, a fecundação é interna, sendo que a maioria é gerada dentro do útero da mãe até o nascimento, mas, também podem botar ovos. A pele é impermeabilizada pelas glândulas sebáceas e a gordura corporal também ajuda a manter a temperatura corporal e é uma maneira de armazenar energia. São classificados em: placentários (maioria dos animais), monotremados (filhotes nascem em ovos) e mmarsupiais (o desenvolvimento começa no útero da mãe e termina dentro de uma bolsa, o marsúpio).
Separei um vídeo para complementar sua pesquisa. Espero que gostem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário