domingo, 22 de outubro de 2017

Equinodermas

Resultado de imagem para equinodermos
http://1.bp.blogspot.com/-FwHMPTg8zOY/UKa8aP8myXI/
AAAAAAAAA3M/x4mfWon0phw/s1600/equinodermos.JPG

    Os Equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. Seus principais representantes são: pepino-do-mar, bolacha-do-mar, ouriço-do-mar, estrela-do-mar,lírio-do-mar e serpente-do-mar. Sua principal característica é a presença de espinhos na pele, o que justifica o nome do filo. Os espinhos têm a função de defesa e também na locomoção do animal.

    Os equinodermos podem ser de vida livre ou animais sesseis (fixos em substratos). Estes animais tem o poder de regenerar parte de braços perdidos.

    Os equinodermas foram os primeiros animais a apresentarem a formação do ânus antes da formação da boca, sendo que a boca está no centro do corpo e voltada para o leito do mar, com o ânus ficando na direção oposta. Eles possuem o endoesqueleto, ou seja, possuem estrutura de sustentação, localizada no interior do corpo. Alguns apresentam pinças na extremidade, chamada pedicelárias, que servem para remoção de detritos (resíduos) aderidos ao animal. 

  Imagem relacionada  Resultado de imagem para corpo do ouriço do mar
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/estreladomar2.jpg
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/Anatomiaourico.jpg

 
    Nas estrelas-do-mar, o tubo digestório é curto e a digestão e feita fora do corpo, com o animal liberando o estômago pela boca, depois, o estômago é recolhido.

    O sistema hidrovascular ou sistema ambulacrário, é um sistema exclusivo das equinodermas, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal. Ele é formado por um conjunto de tubos e ampolas de paredes musculares, internos ao corpo, e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora do corpo através de poros no exoesqueleto.

http://cdn-contentviewer.adobe.com/v/853fef86-012d-43f6-9eaf-035f
122e90f0/FCi7_3_8/1/StackResources/asset_P_24.png

    A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria,são animais dióicos(sexos separados). A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam-se os adultos, ou seja, desenvolvimento do tipo indireto. Esses animais possuem um extraordinário poder de regeneração. Na maioria das espécies, caso o disco central esteja intacto, algumas estrelas-do-mar conseguem se locomover e alimentar com alguns braços a menos. Enquanto isso, os braços perdidos vão se regenerando por meio de divisões celulares.   
Resultado de imagem para patrick gif

Aqui está o link de um vídeo que fala um pouco mais sobre eles:


Links da pesquisa:

    

Anelídeos

Imagem relacionada
http://escolakids.uol.com.br/public/images/legenda/
37bedfbe146ed15970e176d5209fdfb4.jpg

    Os Anelídeos pertencem ao Filo Annelia, são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico, com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas,as sanguessugas e as nereidas. Os anelídeos, de acordo com a espécie, vivem em ambientes terrestres (úmidos) e aquáticos, podendo ser tanto de água doce quanto água salgada.

    Os anéis que caracterizam o corpo desses animais geralmente apresentam cerdas laterais. Essas estruturas pontiagudas e duras auxiliam na locomoção deles.    

    Apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. O modo de alimentação varia conforme a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros e hematófagos (parasitas que se alimentam de sangue).

    A pele fina e úmida dos anelídeos permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a respiração cutâneaOs anelídeos aquáticos realizam a respiração branquial.

    Resultado de imagem para anatomia interna de uma minhoca
http://planetabiologia.com/wp-content/uploads/2014/12/anatomia-da-minhoca.png

    Os anelídeos são classificados em três grupos, conforme a presença e ausência de cerdas.

Resultado de imagem para sliter.io
https://apkpure.com/all-new-skin-for-slither-io/com.newgame
.allnewskinsforslitherio
  ☆Oligoqueta: Esses organismos apresentam corpo longo, cilíndrico e são dotados de poucas cerdas. São encontrados normalmente em solos úmidos, mas podem aparecer em água doce ou salgada. Como exemplo de oligoquetas, podemos citar as minhocas. As minhocas possuem o clitelo, uma região mais clara diferente dos demais anéis. Ele tem como função, formar o casulo durante a época de reprodução. Apesar de serem hermafroditas (com dois sexos no mesmo indivíduo), as minhocas são capazes de se autofecundar. A minhoca contribui de várias maneiras para melhorar a qualidade do solo, como por exemplo, formando o húmus.

Resultado de imagem para nereis desenho
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/
commons/thumb/5/5f/Alitta_succinea_%28epitoke%29.jpg/
300px-Alitta_succinea_%28epitoke%29.jpg
  ☆Poliquetas: São animais que se diferenciam dos outros anelídeos por possuírem, principalmente, segmentos que apresentam expansões laterias com grande quantidade de cerdas. Grande parte dos representantes são marinhos, possui cabeça diferenciada com estruturas sensoriais, sexos separados e, geralmente, apresentam brânquias. Como por exemplo podemos citar as espécies do gênero Nereis. A reprodução ocorre na água e, após a fecundação, ocorre um estágio de larva, que originaráos adultos.
Imagem relacionada
https://i.pinimg.com/originals/0d/aa/5a
/0daa5a124e84a17e6120bb884ee16410.jpg

Hirudíneos: Os anelídeos dessa classe não possuem cerdas. Podem ser aquáticos ou terrestres, sendo que a maioria é de água doce. Uma característica marcante desses animais é a presença de ventosas que garantem a locomoção e a fixação. São organismos hermafroditas. Como exemplo podemos citar todas as sanguessugas, animais muito conhecidos por sua capacidade de sugar o sangue e liberar uma substância anticoagulante que garante o fluxo contínuo de sangue, algumas espécies sugam o sangue de vertebrados, inclusive de humanos.


   Curiosidades:

- Existem anelídeos de diversos tamanhos, variando entre 1 milímetro e 3 metros de comprimento.

- A palavra anelídeo deriva do latim, onde annellus significa anel.

- A minhoca, um dos anelídeos mais conhecidos, é um animal hermafrodita (possui órgãos masculino e feminino no corpo).

http://24.media.tumblr.com/a899dd259735e472fe527c195eca1040/tumblr_mgt2udEJzf1s0xl8ro1_500.gif


Aqui está uma animação explicando sobre elas:



links da pesquisa:


sábado, 21 de outubro de 2017

Moluscos


http://1.bp.blogspot.com/-PWY_PU3IvNU/ToUKNagTHyI/AAAA
AAAAAB8/-V5fkkc1vEA/w1200-h630-p-k-no-nu/moluscos1.jpg

    Os Moluscos são animais invertebrados que pertencem ao reino Animalia e ao Filo Mollusca (que é o 2º maior filo em número de espécies, com aproximadamente 50 mil), o qual recebe esse nome por apresentar corpo mole, geralmente são envoltos em um concha.  Lulas, lesmas, caramujos, caracóis, polvos, ostras e mariscos são alguns exemplos de moluscos.

    A concha é presente em ostras, mariscos, caracóis e caramujos. Em alguns como a lula, a concha é interna e outros como o polvo não possuem concha. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos Moluscos, evitando assim a perda de água.

    Os Moluscos vivem em ambientes aquáticos, tanto marinho quanto em água doce, e no meio terrestre úmido (como lesmas e caracóis).

    De uma maneira geral, costuma-se dividir o corpo dos Moluscos em 3 partes básicas, a cabeça  (parte onde estão localizados os órgãos sensoriais, tais como os tentáculos e olhos), o (estrutura musculosa que atua principalmente na locomoção) e a massa visceral (parte do corpo onde se localiza os órgãos vitais -responsáveis pela digestão, o coração e os órgãos de reprodução-). A massa visceral é recoberta por uma camada de células denominada manto, que secreta a concha dos moluscos.

    Imagem relacionada 

    Moluscos Univalves: possui apenas 1 concha/valva. 
    Moluscos Bivalves: possui 2 ou mais conchas/valvas.

    apresentam sistema digestivo completo, com boca, estomago, intestino e ânus. Na boca (com exceção dos bivalves) os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás, que são usados para raspar ou cortar alimentos.

    O sistema respiratório é variado dentro do Filo dos moluscos. Os animais aquáticos respiram por ctenídios, que são filamentos branquiais, alguns terrestres respiram através de pulmões e outros fazem trocas gasosas. Possuem respiração branquial, pulmonar e cutânea



    Os moluscos apresentam Reprodução sexuada, com fecundação interna e externa. A maioria dos moluscos apresentam sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.

    Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozoides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
    No caso da fecundação interna, os espermatozoides são liberados dentro do corpo da fêmea.

    Alguns moluscos, como a lula e o polvo, apresentam o sifão, que aproveita o fluxo de água para se locomover. Esse movimento é chamado de jato-propulsão

Imagem relacionada

Classificação dos moluscos:
Gastrópodes: caracóis, caramujos e lesmas- terrestres ou aquáticos. Concha com peça única (caracol e caramujo) e sem concha (lesma).
Bivalves: São filtradores. Não têm rádula e possuem concha com duas peças.
Cefalópodes: São animais marinhos, sem concha ou com concha reduzida (lula). Apresenta cabeça com olhos desenvolvidos e boca rodeada por braços ou tentáculos. Podem mudar de cor; têm bolsas de tinta para despistar predadores.
  
Resultado de imagem para moluscos

    Curiosidades:
Resultado de imagem para curiosidades dos moluscos



Separei um vídeo para a facilitar seu estudo:



Links da pesquisa:

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Nematódeos

Imagem relacionada
http://slideplayer.com.br/slide/3934119/12/images/8/NEMAT%C3%93DEOS
+Ascarid%C3%ADase+ou+Lombriga+Ascaris+lumbricoides.jpg

    Os Nematódeos (Filo Nematoda) são invertebrados, sendo vermes cilíndricos com tamanhos variados (entre 1 milímetro até mais de 1 metro de comprimento, podendo também ser microscópico). Apesar de serem conhecidos por seus representantes parasitas do homem, a grande maioria das espécies é de vida livre, sendo encontrados no solo e em ambientes aquáticos. São triblásticos, ou seja, possuem 3 tipos de tecidos (ectoderme, mesoderme e endoderme).

    Possuem sistema nervoso parcialmente centralizado e sistema digestivo completo, não possuem sistema circulatório e respiratório (as trocas gasosas ocorrem por difusão através da superfície corporal). 
    A respiração ocorre através da superfície do corpo, uma vez que eles não possuem pulmões. Eles também não apresentam sistema circulatório.

    Já foram catalogadas mais de 10 mil espécies de vermes nematelmintos.

  Imagem relacionada
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDhmw96xgKDBTruG49J7c3qb06dDbs_Z_zcI-YhCaLPWYZpxUmo6YrWmULLL_7mcy6YXUzgBkODJIibsiB3k10IG978oMDb4zmS2048yaoKXaq9EBaaVVkS50VpQxtrgufX8j8ni5t4gY/s400/nema.jpg

    Esses vermes são seres com corpo alongado e extremidades afiadas. Eles possuem a boca na parte anterior do corpo e ânus na parte posterior (sistema digestório completo).Os Nematódeos possuem sexos separados (macho e fêmea), sendo que a fêmea é maior que o macho.

    O sistema excretor e formado por estruturas chamadas de renetes. Esses renetes podem ser de vários tipos, sendo que o mais comum é uma célula na forma da letra H, que percorre todo o corpo do nematódeo. As excreções são eliminadas para o meio externo através do poro excretor.

    O único modo deles se movimentarem e através de flexões de suas fibras musculares.

 Imagem relacionada
http://2.bp.blogspot.com/-ChwzZR2ZyOA/U9fBIhXWNfI/AAAAAAAAAMw/
cgTyHsNdrtI/s1600/sistema-digestivo-nematelmintos.jpg

 
    Reprodução: Os nematódeos se reproduzem de maneira sexuada e a fecundação é interna na fêmea.

Resultado de imagem para reproducao dos nematodeos
http://slideplayer.com.br/slide/1359503/3/images/6/Reprodu%C3%A7%C3%
A3o+A+maioria+dos+nemat%C3%B3deos+possuem+sexo+separado..jpg


    Principais Doenças: Ascaridíase (Ascaris lumbricoides)_é considerada uma das verminoses mais comum do planeta. Conhecida popularmente como Lombriga parasitando o intestino delgado. Contaminação: ingestão de ovos na água ou pelo alimento. Sintomas: diarreia, dores abdominais e desnutrição,em grandes quantidades podem provocar oclusão intestinal. A passagem da larva até os pulmões pode ocasionar bronquites e pneumonia. Prevenção: saneamento básico, higiene alimentar e higiene pessoal.
                                     Ancilostomose: (Ancilostoma duodenale e Necator americanus)_ Conhecida como Amarelão ou mal-da-terra. Parasitam o intestino delgado. Contaminação: Através das larvas que penetram ativamente pela pele do pé. Local parasitado: Intestino. Os vermes adultos se alimentam de sangue.Prevenção: saneamento básico e andar calçado.
                                      Filariose ou Elefantíase: (Wulchereria bancrofti)_ Transmissão: Através da picada dos mosquitos Culex, Aedes e Anopleles. Hospedeiro Definitivo: Homem. Local Parasitado: Vasos do sistema linfático. Tratamento: Através de substâncias químicas, muitas vezes existe a necessidade da intervenção cirúrgica.
                                      Bicho geográfico ou Larva Migrans tegumentar: (Ancylostoma brasiliensis ou pelo ancylostoma caninum)_ Doença dermatológica. Parasitas encontrados nas fezes de cães e gatos. Possui o nome Bicho Geográfico pelo fato de quando as larvas penetram a pele, seu rastro se assemelha com um mapa. Prevenção: evitar a presença de cães na praia.  

           
         https://image.slidesharecdn.com/verminose-140825101907-phpapp02/95/
verminoses-13-638.jpg?cb=1433936256

            Imagem relacionada
                 http://www.planetainvertebrados.com.br/                                           
         imagens_especies/textos/img_20130131_oldrleovjja1.gif


Separei uma curta paródia para vocês:



Links da pesquisa:

 http://planetabiologia.com/filo-nematoda-classificacao-reproducao-exemplos-resumo/
 http://brasilescola.uol.com.br/biologia/nematodeos-parasitas-ser-humano.htm
 http://biologianet.uol.com.br/zoologia/nematoides.htm
 http://escolakids.uol.com.br/nematodeos.htm
 https://www.todabiologia.com/zoologia/nematelmintos.htm
 http://www.slideboom.com/presentations/101606/Doen%C3%A7as-causadas-por-Nemat%C3%B3deos

Platelmintos

Imagem relacionada
http://image1.slideserve.com/2263699/platelmintos-vermes-achatados-n.jpg

    Os Platelmintos (Filo Platyhelminthes) são animais invertebrados que possuem diversos tipos de de formatos, tamanhos, cores e tipo de ambiente, sendo mais comuns o do tipo achatado e transparente encontrados em ambientes aquáticos. Atualmente são identificados cerca de 20 mil tipos diferentes de espécies. Alguns são de vida livre, como as planárias, que podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, outros já são parasitas, como as tênias e os esquistossomos, que se encontram dentro do corpo de plantas ou animais, inclusive o do ser humano.

       Resultado de imagem para platelmintos estrutura corporal

    A falta de órgão circulatórios e respiratórios específicos limita o tamanho dos Platelmintos. Por isso muitos apresentam tamanhos microscópicos e outros não, ou seja, possuem tamanhos variados.
  
    Os Platelmintos possuem o mesoderma (uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento do intestino). o Mesoderma dá origem a órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor. Trata-se de um sistema digestivo incompleto pois possuem cavidade digestiva dotada de apenas uma abertura, ou seja, a boca serve tanto para a entrada de alimentos como para a eliminação de materiais não digeridos.

    Eles não possuem sistema circulatório (o alimento é difundido pelo organismo passando de uma célula a outra)e o sistema respiratório (as trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio). 

    Eles possuem sistema excretor (formado por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, culminando em um poro terminal localizado na região dorsal do animal) e o sistema nervoso (constituído por um par de gânglios cerebrais dispostos na região anterior, irradiando cordões nervosos até a porção superior).

    Resultado de imagem para platelmintos

    A Reprodução é bem diversificada, exitem espécies que se reproduzem assexuadamente por fragmentação, outras sexuadamente com desenvolvimento diretos ou indiretos (passando pelo estágio larval).

    A maioria dos platelmintos é Hermafrodita, mas realiza fecundação cruzada.

Imagem relacionada

    Os principais representantes desse grupo são as planárias, as tênias solium e sagnatas e vermes nematódeos.

    Exemplos de algumas doenças: Teníase: doença causada pela tênia. O humano é o principal hospedeiro. Sintomas: dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações de apetite, enjôos, pertubações nervosas,irritação, fadiga e insônia. Prevenção: saneamento básico, bons hábitos de higiene, fiscalização das carnes de porco e do boi, cozimento prolongado da carne, tratamento de doentes e bons programas de educação.
                                                        Cisticercose: causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium. Os suínos são os principais hospedeiros. Sintomas:dependem da região afetada, exemplo: uma doença causada no cérebro pode causar dor de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte. Prevenção: Não defecar ao ar livre, lavar sempre as mãos, lavar bem as frutas e verduras e tomar apenas água tratada.
                                                         Esquissotomose: doença provocada por parasitar humanos. Sintomas: diarréia,febre, cólica, dor de cabeça, náuseas, tontura, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento do volume do  fígado e hemorragiasque causam vômitos e fezes escurecidas. Prevenção: medidas de saneamentos básico.

 Imagem relacionada


Cnidários

                                                     Figura 1: Água Viva                    Figura 2: Caravela-Portuguesa   
                                                     Figura 3:Anêmona-do-Mar         Figura 4: Corais  


Oiii gente!

   Os Cnidários (Filo Cnidária) está representado pelas Hidras, Medusas ou Água-Vivas, Corais e Anêmonas-do-Mar.

    São organismos Pluricelulares e invertebrados que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha (nenhum é terrestre).


    Existem Cnidários tanto de vida livre, como as águas vivas, quanto animais fixos (sésseis) em substratos (areias, pedras, e até mesmo nas conchas de alguns animais), como as anêmonas e parte da formação dos corais. Quando de vida livre, os animais podem viver em colônias ou sozinhos, mas geralmente em alto mar, longe da costa.

    Pólipos: Os animais sésseis são geralmente chamados de Pólipos. Eles possuem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida.

    Medusas: São os animais de vida livre. Eles possuem formato de guarda-chuva com tentáculos. Elas possuem algumas estruturas como os estatocistos e ocelos que ajudam na orientação e na percepção de luz, respectivamente.


    O corpo dos Cnidários é basicamente um ''saco'' formado por duas camadas de células, a epiderme no exterior e a gastroderme no interior, com uma massa gelatinosa entre elas chamada mesogleia. Ao redor da abertura, chamada arquêntero, os celenterados ostentam uma coroa de tentáculos com célula urticante, os Cnidócitos, capazes de ejetar um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes ''aparelhos'' servem não só para se defenderem  dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, pois, os Cnidários são típicamentes carnívorosOs Cnidários apresentam sistema digestório incompleto, eles não apresentam ânus.
    O sistema digestivo dos Cnidários é constituído por uma cavidade dotada de uma única abertura. Esse local serve tanto para a entrada de alimentos como para a saída de dejetos ( os Cnidários só voltam a se alimentar depois de eliminar os dejetos)

    Os Cnidários não possuem sistema Respiratório. Eles são os primeiros animais a apresentar neurônios, as células nervosas. Porém, o seu sistema nervoso é bastante simples. 



    Reprodução: Podem apresentar reprodução sexuada e assexuada.
                        Sexuada: É possível graças a existência de Cnidários Dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas). Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas masculinos e femininos. O macho libera seus espermatozóides na água, os quais fecundam os óvulo feminino, presente na superfície corporal. Porém é mais comum os gametas se encontrarem na água, ocorrendo a fecundação externa. O zigoto se desenvolve e não existe fase larval. 
                       Assexuada: Ocorre por brotamento. Na superfície do corpo existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se e originam novos indivíduos. Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em alguma anêmonas marinhas.



    

Para facilitar, separei um vídeo com as características dos Cnidários:



domingo, 15 de outubro de 2017

Poríferos

Oiii gente!

"Os Poríferos, também chamados de espongiários (ou simplesmente, esponjas), são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato (animais sésseis)."
    Pertencem ao filo Porífera, onde contêm as mais simples criaturas do reino animal. Os poríferos são pluricelulares e possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores e apresentam um padrão corporal básico, em formato de vasos, tubo ou barril.

Imagem relacionada
http://2.bp.blogspot.com/-k0jjz-kFeOk/Uxjp6RVoc1I/
AAAAAAAABR4/kyOjKQjZQIw/s1600/eeeee.jpg

    O Habitat da maioria das espécies é o ambiente marinho, poucas vivem em água doce. As esponjas são encontradas fixas no fundo do mar, em rochas, conchas e areias. Podem viver de forma solitária ou em colônias. Quando ocorrem problemas no ambiente em que as esponjas estão vivendo, elas podem fechar seus poros, impedindo assim, a entrada de água em seu corpo.

    Os poríferos não possuem órgãos especializados e seu corpo é revestido por poros  e em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta a base do seu corpo, há uma abertura chamada ósculo.

Imagem relacionada

https://3.bp.blogspot.com/-ZvTv_sadWDs/WRbbumMCICI/AAAAAAAACEw/
BGCEgpJT0EojOUqgxfKnjjzJb2adBucdwCLcB/s1600/Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.png


    Externamente, são revestidos pelos pinacócios, células achatadas e unidas. A parede externa dos poríferos é chamada de pinacordeme.

    A cavidade interna é revestida pelo coanócitos, células ovoides com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas.
    
    "O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas, calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginasAs esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos."

Imagem relacionada
https://image.slidesharecdn.com/ecoisasblog2010aulaporiferos-100310183630
-phpapp01/95/porferos-power-point-5-728.jpg?cb=1268262863

    Respiração: Os Poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, leva o dióxido de carbono e resíduos, ou seja, a respiração através de trocas gasosas e difusão.

    Alimentação: Os Poríferos se alimentam de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares, elas são capturadas pelo coanócitos, que digere parte da substância. A outra parte é digerida pelos amebócitos (células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos), sendo posteriormente distribuída a todas as células.

    Reprodução: a reprodução pode ser sexuada ou assexuada.
Sexuada: No mesênquima (porção gelatinosa do seu interior) as esponjas podem formar células reprodutoras.
Os espermatozoides são produzidos a partir de amebócitos e lançados na cavidade central. Esses espermatozoides podem entrar em outra esponja através dos poros e capturados pelos coanócitos, que auxiliam na fecundação do óvulo.Uma vez formado o ovo, ele libera uma larva móvel que flutua durante alguns dias e depois se fixa, originando uma nova esponja. 
Assexuada: Brotamento ou gemiparidade: ocupando um ambiente com temperaturas favoráveis, ofertas de oxigênio e de alimento, algumas esponjas crescem bastante podendo desenvolver brotamentos laterais.
                   Gemulação: Quando algumas esponjas de água doce ficam sujeitas à escassez de água, elas geram pequenas bolsas, com células em atividade metabólica quase nula e protegidas por um revestimento resistente. Quando as condições voltam a ser favoráveis, forma-se uma nova esponja.
                   Regeneração: quando cortada em vários fragmentos e colocadas em condições favoráveis, cada fragmento pode originar um novo indivíduo.

    Curiosidades: ☆Acredita-se que existiam mais de 10 mil espécies de esponjas no mundo
                           ☆A sobrevivência das esponjas dependem do movimento de água em seu interior
Resultado de imagem para esponja poriferos
https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2014/10/poriferos.jpg


Imagem relacionada
https://media.giphy.com/media/nDSlfqf0gn5g4/giphy.gif


  
    Esse vídeo diz tudo sobre os poríferos. Recomendo 100% !!!

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Diário dos animais - Júlia Ticle (apresentação do Blog)

☆ 04 de Outubro de 2017 ☆


      Oiii gente!

   Sou a Júlia do 7º ano A do Instituto Auxiliadora e estou escrevendo esse Blog para falar sobre alguns animais e suas características.
   Nós do 7º estamos fazendo esse trabalho de Ciências junto com a professora Monique.
   Espero que gostem ♡ 


O pombo-doméstico branco é popularmente chamado de “pomba da paz”.


Escolhi a Pomba pelo motivo dela representar a Paz e pelo fato de ser muito fofinha 🌼💛