terça-feira, 17 de outubro de 2017

Cnidários

                                                     Figura 1: Água Viva                    Figura 2: Caravela-Portuguesa   
                                                     Figura 3:Anêmona-do-Mar         Figura 4: Corais  


Oiii gente!

   Os Cnidários (Filo Cnidária) está representado pelas Hidras, Medusas ou Água-Vivas, Corais e Anêmonas-do-Mar.

    São organismos Pluricelulares e invertebrados que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha (nenhum é terrestre).


    Existem Cnidários tanto de vida livre, como as águas vivas, quanto animais fixos (sésseis) em substratos (areias, pedras, e até mesmo nas conchas de alguns animais), como as anêmonas e parte da formação dos corais. Quando de vida livre, os animais podem viver em colônias ou sozinhos, mas geralmente em alto mar, longe da costa.

    Pólipos: Os animais sésseis são geralmente chamados de Pólipos. Eles possuem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida.

    Medusas: São os animais de vida livre. Eles possuem formato de guarda-chuva com tentáculos. Elas possuem algumas estruturas como os estatocistos e ocelos que ajudam na orientação e na percepção de luz, respectivamente.


    O corpo dos Cnidários é basicamente um ''saco'' formado por duas camadas de células, a epiderme no exterior e a gastroderme no interior, com uma massa gelatinosa entre elas chamada mesogleia. Ao redor da abertura, chamada arquêntero, os celenterados ostentam uma coroa de tentáculos com célula urticante, os Cnidócitos, capazes de ejetar um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes ''aparelhos'' servem não só para se defenderem  dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, pois, os Cnidários são típicamentes carnívorosOs Cnidários apresentam sistema digestório incompleto, eles não apresentam ânus.
    O sistema digestivo dos Cnidários é constituído por uma cavidade dotada de uma única abertura. Esse local serve tanto para a entrada de alimentos como para a saída de dejetos ( os Cnidários só voltam a se alimentar depois de eliminar os dejetos)

    Os Cnidários não possuem sistema Respiratório. Eles são os primeiros animais a apresentar neurônios, as células nervosas. Porém, o seu sistema nervoso é bastante simples. 



    Reprodução: Podem apresentar reprodução sexuada e assexuada.
                        Sexuada: É possível graças a existência de Cnidários Dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas). Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas masculinos e femininos. O macho libera seus espermatozóides na água, os quais fecundam os óvulo feminino, presente na superfície corporal. Porém é mais comum os gametas se encontrarem na água, ocorrendo a fecundação externa. O zigoto se desenvolve e não existe fase larval. 
                       Assexuada: Ocorre por brotamento. Na superfície do corpo existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se e originam novos indivíduos. Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em alguma anêmonas marinhas.



    

Para facilitar, separei um vídeo com as características dos Cnidários:



Nenhum comentário:

Postar um comentário