sábado, 21 de outubro de 2017

Moluscos


http://1.bp.blogspot.com/-PWY_PU3IvNU/ToUKNagTHyI/AAAA
AAAAAB8/-V5fkkc1vEA/w1200-h630-p-k-no-nu/moluscos1.jpg

    Os Moluscos são animais invertebrados que pertencem ao reino Animalia e ao Filo Mollusca (que é o 2º maior filo em número de espécies, com aproximadamente 50 mil), o qual recebe esse nome por apresentar corpo mole, geralmente são envoltos em um concha.  Lulas, lesmas, caramujos, caracóis, polvos, ostras e mariscos são alguns exemplos de moluscos.

    A concha é presente em ostras, mariscos, caracóis e caramujos. Em alguns como a lula, a concha é interna e outros como o polvo não possuem concha. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos Moluscos, evitando assim a perda de água.

    Os Moluscos vivem em ambientes aquáticos, tanto marinho quanto em água doce, e no meio terrestre úmido (como lesmas e caracóis).

    De uma maneira geral, costuma-se dividir o corpo dos Moluscos em 3 partes básicas, a cabeça  (parte onde estão localizados os órgãos sensoriais, tais como os tentáculos e olhos), o (estrutura musculosa que atua principalmente na locomoção) e a massa visceral (parte do corpo onde se localiza os órgãos vitais -responsáveis pela digestão, o coração e os órgãos de reprodução-). A massa visceral é recoberta por uma camada de células denominada manto, que secreta a concha dos moluscos.

    Imagem relacionada 

    Moluscos Univalves: possui apenas 1 concha/valva. 
    Moluscos Bivalves: possui 2 ou mais conchas/valvas.

    apresentam sistema digestivo completo, com boca, estomago, intestino e ânus. Na boca (com exceção dos bivalves) os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás, que são usados para raspar ou cortar alimentos.

    O sistema respiratório é variado dentro do Filo dos moluscos. Os animais aquáticos respiram por ctenídios, que são filamentos branquiais, alguns terrestres respiram através de pulmões e outros fazem trocas gasosas. Possuem respiração branquial, pulmonar e cutânea



    Os moluscos apresentam Reprodução sexuada, com fecundação interna e externa. A maioria dos moluscos apresentam sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.

    Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozoides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
    No caso da fecundação interna, os espermatozoides são liberados dentro do corpo da fêmea.

    Alguns moluscos, como a lula e o polvo, apresentam o sifão, que aproveita o fluxo de água para se locomover. Esse movimento é chamado de jato-propulsão

Imagem relacionada

Classificação dos moluscos:
Gastrópodes: caracóis, caramujos e lesmas- terrestres ou aquáticos. Concha com peça única (caracol e caramujo) e sem concha (lesma).
Bivalves: São filtradores. Não têm rádula e possuem concha com duas peças.
Cefalópodes: São animais marinhos, sem concha ou com concha reduzida (lula). Apresenta cabeça com olhos desenvolvidos e boca rodeada por braços ou tentáculos. Podem mudar de cor; têm bolsas de tinta para despistar predadores.
  
Resultado de imagem para moluscos

    Curiosidades:
Resultado de imagem para curiosidades dos moluscos



Separei um vídeo para a facilitar seu estudo:



Links da pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário