http://image1.slideserve.com/2263699/platelmintos-vermes-achatados-n.jpg
Os Platelmintos (Filo Platyhelminthes) são animais invertebrados que possuem diversos tipos de de formatos, tamanhos, cores e tipo de ambiente, sendo mais comuns o do tipo achatado e transparente encontrados em ambientes aquáticos. Atualmente são identificados cerca de 20 mil tipos diferentes de espécies. Alguns são de vida livre, como as planárias, que podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, outros já são parasitas, como as tênias e os esquistossomos, que se encontram dentro do corpo de plantas ou animais, inclusive o do ser humano.
A falta de órgão circulatórios e respiratórios específicos limita o tamanho dos Platelmintos. Por isso muitos apresentam tamanhos microscópicos e outros não, ou seja, possuem tamanhos variados.
Os Platelmintos possuem o mesoderma (uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento do intestino). o Mesoderma dá origem a órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor. Trata-se de um sistema digestivo incompleto pois possuem cavidade digestiva dotada de apenas uma abertura, ou seja, a boca serve tanto para a entrada de alimentos como para a eliminação de materiais não digeridos.
Eles não possuem sistema circulatório (o alimento é difundido pelo organismo passando de uma célula a outra)e o sistema respiratório (as trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio).
Eles possuem sistema excretor (formado por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, culminando em um poro terminal localizado na região dorsal do animal) e o sistema nervoso (constituído por um par de gânglios cerebrais dispostos na região anterior, irradiando cordões nervosos até a porção superior).
A Reprodução é bem diversificada, exitem espécies que se reproduzem assexuadamente por fragmentação, outras sexuadamente com desenvolvimento diretos ou indiretos (passando pelo estágio larval).
A maioria dos platelmintos é Hermafrodita, mas realiza fecundação cruzada.
Os principais representantes desse grupo são as planárias, as tênias solium e sagnatas e vermes nematódeos.
Exemplos de algumas doenças: Teníase: doença causada pela tênia. O humano é o principal hospedeiro. Sintomas: dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações de apetite, enjôos, pertubações nervosas,irritação, fadiga e insônia. Prevenção: saneamento básico, bons hábitos de higiene, fiscalização das carnes de porco e do boi, cozimento prolongado da carne, tratamento de doentes e bons programas de educação.
Cisticercose: causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium. Os suínos são os principais hospedeiros. Sintomas:dependem da região afetada, exemplo: uma doença causada no cérebro pode causar dor de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte. Prevenção: Não defecar ao ar livre, lavar sempre as mãos, lavar bem as frutas e verduras e tomar apenas água tratada.
Esquissotomose: doença provocada por parasitar humanos. Sintomas: diarréia,febre, cólica, dor de cabeça, náuseas, tontura, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento do volume do fígado e hemorragiasque causam vômitos e fezes escurecidas. Prevenção: medidas de saneamentos básico.
http://i.imgur.com/tcewmtK.gif
separei um vídeo de10 min explicando sobre eles:
Links da pesquisa: http://www.infoescola.com/animais/platelmintos/
https://acupaedabiologia.blogspot.com.br/2015/07/platelmintos.html
https://www.todabiologia.com/doencas/esquistossomose.htmshowComment=1508242230263#c4557488390584986016 |
terça-feira, 17 de outubro de 2017
Platelmintos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário