http://1.bp.blogspot.com/-FwHMPTg8zOY/UKa8aP8myXI/
AAAAAAAAA3M/x4mfWon0phw/s1600/equinodermos.JPG
Os Equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. Seus principais representantes são: pepino-do-mar, bolacha-do-mar, ouriço-do-mar, estrela-do-mar,lírio-do-mar e serpente-do-mar. Sua principal característica é a presença de espinhos na pele, o que justifica o nome do filo. Os espinhos têm a função de defesa e também na locomoção do animal.
Os equinodermos podem ser de vida livre ou animais sesseis (fixos em substratos). Estes animais tem o poder de regenerar parte de braços perdidos.
Os equinodermas foram os primeiros animais a apresentarem a formação do ânus antes da formação da boca, sendo que a boca está no centro do corpo e voltada para o leito do mar, com o ânus ficando na direção oposta. Eles possuem o endoesqueleto, ou seja, possuem estrutura de sustentação, localizada no interior do corpo. Alguns apresentam pinças na extremidade, chamada pedicelárias, que servem para remoção de detritos (resíduos) aderidos ao animal.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/estreladomar2.jpg
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/Anatomiaourico.jpg
Nas estrelas-do-mar, o tubo digestório é curto e a digestão e feita fora do corpo, com o animal liberando o estômago pela boca, depois, o estômago é recolhido.
O sistema hidrovascular ou sistema ambulacrário, é um sistema exclusivo das equinodermas, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal. Ele é formado por um conjunto de tubos e ampolas de paredes musculares, internos ao corpo, e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora do corpo através de poros no exoesqueleto.
http://cdn-contentviewer.adobe.com/v/853fef86-012d-43f6-9eaf-035f
122e90f0/FCi7_3_8/1/StackResources/asset_P_24.png
A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria,são animais dióicos(sexos separados). A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam-se os adultos, ou seja, desenvolvimento do tipo indireto. Esses animais possuem um extraordinário poder de regeneração. Na maioria das espécies, caso o disco central esteja intacto, algumas estrelas-do-mar conseguem se locomover e alimentar com alguns braços a menos. Enquanto isso, os braços perdidos vão se regenerando por meio de divisões celulares.
Aqui está o link de um vídeo que fala um pouco mais sobre eles:
Links da pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário