domingo, 22 de outubro de 2017

Equinodermas

Resultado de imagem para equinodermos
http://1.bp.blogspot.com/-FwHMPTg8zOY/UKa8aP8myXI/
AAAAAAAAA3M/x4mfWon0phw/s1600/equinodermos.JPG

    Os Equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. Seus principais representantes são: pepino-do-mar, bolacha-do-mar, ouriço-do-mar, estrela-do-mar,lírio-do-mar e serpente-do-mar. Sua principal característica é a presença de espinhos na pele, o que justifica o nome do filo. Os espinhos têm a função de defesa e também na locomoção do animal.

    Os equinodermos podem ser de vida livre ou animais sesseis (fixos em substratos). Estes animais tem o poder de regenerar parte de braços perdidos.

    Os equinodermas foram os primeiros animais a apresentarem a formação do ânus antes da formação da boca, sendo que a boca está no centro do corpo e voltada para o leito do mar, com o ânus ficando na direção oposta. Eles possuem o endoesqueleto, ou seja, possuem estrutura de sustentação, localizada no interior do corpo. Alguns apresentam pinças na extremidade, chamada pedicelárias, que servem para remoção de detritos (resíduos) aderidos ao animal. 

  Imagem relacionada  Resultado de imagem para corpo do ouriço do mar
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/estreladomar2.jpg
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/Anatomiaourico.jpg

 
    Nas estrelas-do-mar, o tubo digestório é curto e a digestão e feita fora do corpo, com o animal liberando o estômago pela boca, depois, o estômago é recolhido.

    O sistema hidrovascular ou sistema ambulacrário, é um sistema exclusivo das equinodermas, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal. Ele é formado por um conjunto de tubos e ampolas de paredes musculares, internos ao corpo, e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora do corpo através de poros no exoesqueleto.

http://cdn-contentviewer.adobe.com/v/853fef86-012d-43f6-9eaf-035f
122e90f0/FCi7_3_8/1/StackResources/asset_P_24.png

    A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria,são animais dióicos(sexos separados). A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam-se os adultos, ou seja, desenvolvimento do tipo indireto. Esses animais possuem um extraordinário poder de regeneração. Na maioria das espécies, caso o disco central esteja intacto, algumas estrelas-do-mar conseguem se locomover e alimentar com alguns braços a menos. Enquanto isso, os braços perdidos vão se regenerando por meio de divisões celulares.   
Resultado de imagem para patrick gif

Aqui está o link de um vídeo que fala um pouco mais sobre eles:


Links da pesquisa:

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário